Notícias

  • Abr

    10

    2019

Fiscalização dos Bombeiros

A Associação Comercial e Industrial de Jacareí informa que o Corpo de Bombeiros irá intensificar, a partir deste mês, as fiscalizações aos prédios comerciais em funcionamento na cidade e também aos edifícios residenciais. O foco será verificar o cumprimento das medidas de segurança contra incêndio, assim como a validade das licenças (CLCB - Certificado de Licenciamento e AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e as condições de funcionamento dos sistemas de proteção, conforme informações transmitidas para a entidade.

Serão alvo da fiscalização do Corpo de Bombeiros os edifícios residenciais, comércios e escritórios, armazéns, depósitos, escolas, faculdades, hotéis, shoppings, bares, restaurantes e casas noturnas, clínicas, hospitais e indústrias. Em caso de irregularidades, as punições previstas são advertência, multas de 10 a 10 mil UFESPs, cassação da licença e interdição do imóvel.

O CLCB é o documento exigido para estabelecimentos com atividades de baixo risco e que se enquadram dentro das normas estaduais, como ter até 750 metros quadrados e até três pavimentos. Nos demais casos, é exigida a apresentação de projeto técnico e, ao invés do certificado, o AVCB.

A ACI Jacareí ressalta que é importante o comerciante ficar atento a algumas medidas de segurança, como permitir a fiscalização apenas por bombeiro militar identificado pelo uniforme e viatura, verificar a ordem de fiscalização identificada por QR Code contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado, sendo que a mesma deverá ter a sua veracidade comprovada eletronicamente.

 

Segue o link da TV Vanguarda com matéria referente ao assunto.

https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/edicao/2019/04/05/videos-jornal-vanguarda-de-sexta-feira-5-de-abril.ghtml