-
Mai
06
2025

Veja 4 dicas para potencializar o uso do WhatsApp no relacionamento com o cliente!
Com o marketing conversacional em destaque no cenário digital, o WhatsApp se tornou a principal ferramenta na jornada do consumidor e relacionamento com o cliente no Brasil. Segundo o estudo Panorama de Marketing e Vendas 2024, realizado pela RD Station, 70% das empresas brasileiras já utilizam o aplicativo de forma estratégica. Em relação à conversão de leads, 70% dos times comerciais afirmam que o app supera métodos tradicionais como visitas presenciais (32%) e chamadas telefônicas (31%).
“O marketing conversacional se tornou uma peça-chave para empresas que buscam estabelecer um relacionamento mais próximo e eficiente com seus clientes. Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes, a personalização e a agilidade na comunicação são essenciais para influenciar o processo de decisão de compra”, ressalta o CMO da RD Station, Vicente Rezende.
Ele destaca também que o caminho mais eficaz para melhorar a eficiência na interação com os clientes é a automação. “A utilização de mensagens instantâneas facilita a interação, mas também aprimora a experiência do cliente, permitindo que as marcas ofereçam atendimento, suporte e até transações de maneira mais natural e conveniente”, acrescenta Rezende.
Confiras boas práticas para vender mais pelo WhatsApp
1. Crie um primeiro contato eficiente: muitos consumidores entram em contato pelo WhatsApp antes mesmo de tomarem uma decisão de compra. Para aumentar as chances de conversão, é essencial responder rapidamente e oferecer um atendimento personalizado.
2. Segmente seu público de forma automatizada: otimize o processo de envio de mensagens com a automação da jornada do lead, como no caso de mensagens rápidas na plataforma, envios programados, por exemplo, para criar engajamento.
3. Automatize e agilize suas interações: a automação via chatbots e respostas rápidas permite que as empresas atendam mais clientes simultaneamente, mantendo a qualidade e garantindo interações ágeis e eficientes. É fundamental, no entanto, que não falte um elemento fundamental: a personalização.
4. Aposte em anúncios direcionados para o WhatsApp: com o uso do tráfego pago e os anúncios com CTA direcionando para o WhatsApp, as empresas podem ter acesso a leads mais qualificados. Se integrado a uma ferramenta de atendimento digital, ainda é possível ter acesso a métricas importantes para o negócio e jornada com o cliente.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br